domingo, 31 de maio de 2015

31-05-2015 MK Mákinas Tábua

Clica na imagem para aceder à galeria

Os primeiros minutos úteis de 2015 são passados em frente a um PC, um Tablet e um smartphone à espera que consiga o famoso dorsal dourado de Tábua, e 20 minutos depois… fico feliz e à esssssssssssssperaaaaaaaaaa do dia do passeio.
Dos KedasBike íamos cinco (Carlos Pereira, Mendes, Rocha, PerdroS e Joel), mais dois amigos (Miguel e Marco) e mais um biclas08 (António).
Depois de meio ano à espera o Miguel e Joel não puderam participar com problemas de última hora, azar dos azares. Sei bem o que custa, depois de ter participado em 2011 e ter  ficado viciado na maratona de Tábua,  em 2012 uma lesão tb me deixou a ver Tábua por um canudo, mas como vou lá algumas vezes por ano deu para matar as saudades.
Dois carros e seis bttistas arrancaram às 6,45h de V.N. de Famalicão em direcção ao Paraíso do BTT em Tábua.
Não conseguimos entrar na box 1 e saímos da box 2, por este motivo o arranque tinha que ser mais forte para tentar chegar à separação dos percursos a tempo, e entrar no percurso da maratona.
O Rocha tem sempre um arranque forte e afastou-se rápido, António e PedroS vão controlando, o Carlos Pereira mais atrás. Quando nos juntamos os 4, perguntamos ao Carlos Pereira pelo Mendes e o Marco, não os viu nem uma vez desde o arranque.
Como o Mendes anda fraquinho, nem conseguiu impor o famoso ritmo dele.
No primeiro reforço, não íamos parar mas ficamos um pouco à espera do Mendes e do Marco para ver se estavam em condições de ir para os 75km, como não os vimos e os ST para trás podiam estar a atrasa-los e decidimos arrancar para não baixar a média que nos proporcionasse a entrada na maratona.

 

Os ST iam aparecendo em catadupa, alguns já conhecidos e com algumas alterações e outros novos, mas para mim são sempre novos, e espectaculares. A organização, o Satff e o público a apoiar, parece que vamos no grupo da frente, os bttistas com que nos vamos cruzando vão todos com um enorme sorriso na cara e a largar postas de baba pelo caminho, bem era preciso para baixar um pouco o pó que se ia fazendo .
É difícil de descrever estes ST, para se ter uma ideia em 75km, 25km são em ST, com um acumulado de 1600+. Não parece muito mas este rompe pernas constante, massacra os músculos. Existem muitos ST, alguns exigentes, outros de uma beleza construtiva e natural digna de alguém dedicar um poema ao Trilhos dos Gaios, que para mim é o ST mais espectacular por onde andei. 



Com a aproximação da divisão, o Rocha que fisicamente aparenta boa forma começa a dizer que vai para os 45km já que as costas não o deixam fazer mais. Quem o viu uns quatro dias antes a andar de lado com as costas todas tortas, e a pensar não ir até Tábua até foi positivo, mas não deu para mais. O Carlos Pereira com o ritmo mais forte colocado no início apagou para o fim, já tinha pouca energia nas subidas e tb decidiu rumar para os 45km. António e PerdroS rumaram para os 75km.


À nossa espera estava tb o fantástico Trilho Pedra da Sé com vista para o Rio Mondego e pela 2ª vez na maratona, este fiquei com pena que os meus colegas não o pudessem fazer, o Carlos Pereira ainda o fez o ano passado os outros não o conhecem mas é fantabulástico. Os outros ST são muito bons mas os da Pedra da Sé e o dos Gaios são qualquer coisa de surreal e se puderes ir no teu ritmo ainda melhor.


A 15km da meta os músculos da scott genius começaram com tremeliques, não está habitada a fazer uma média tão alta, depois geme. O melhor é reduzir um pouco a intensidade, e pedalar com menos peso nos cranques. Não estava a resultar, e os músculos saltaram mesmo, uns vinte metros a passo e tentar pedalar com outros músculos, e começou a pedalar mais em pé nas subidas o que ajudou a manter o ritmo e os músculos no sitio.


Chegamos à meta com a sempre presença do Tó dos MK Mákinas, a pessoa junto do Alfredo a quem eu mais chateei nas minhas idas a Tábua. O nosso muito obrigado a todos os que com eles fizeram esta FESTA do BTT. Corri para lá durante cinco anos e quero voltar a correr.
O Mendes e o Marco quando chegaram à divisão não os deixaram passar por não chegarem a tempo, ainda tentaram o suborno, depois a coação, depois com promessas de empregos na função pública, e outras tentativas de persuasão mas eles não se demoveram. Ao cortarem a meta foram entrevistados pelo speaker e com o tempo deles ele até pensou que tinham saído da 3ª box…
No fim estava o Toino Moleiro com os seus nacos de carne à escolha para o valente reforço.
ESTAS IDAS A TÁBUA SÃO UMA MESCLA DE SENTIMENTOS, O BTT DEFINE-SE COM "TODOS OS ADJECTIVOS IMAGINÁVES". A FESTA DENTRO DO BTT É QUALQUER COISA DE ... AS PALAVRAS NÃO CHEGAM, TEM QUE SE ESTAR LÁ, VER, OUVIR E SENTIR PARA VER O QUE TENTO DESCREVER. TALVEZ SEJAM PRECISOS POETAS PARA O DESCREVER.

Todos os vídeos
https://www.youtube.com/results?search_query=kedasbike+31-05-2015+lX+MK+Makinas+T%C3%A1bua&page

1 comentário:

  1. GRANDES vídeos e fotos.
    Espero que tenham gostado.
    Boas pedaladas.
    Abraço
    Tó - Tábua

    ResponderEliminar